
TRÊS SPOTS PARA VER A LUA CHEIA
No Dia Internacional da Lua Cheia, escolha um lugar bem trendy para passear e observá-la no seu esplendor. Escolhemos 3 spots para ir com o seu mais-que-tudo, com a sua família ou com amigos que gostam de eternizar momentos como este.
Cabo Espichel
Quem já visitou este lugar de culto situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra, sabe: o Cabo Espichel, inserido no Parque Natural da Arrábida, é um lugar de misticidade, marcado pelo património arquitectónico e religioso, mas sobretudo pelo incrível vislumbre da vertiginosa e abissal Baía dos Lagosteiros. Se durante o dia, a visita a este lugar permite observar – com muito cuidado – as falésias espetaculares que ligam a terra ao oceano, durante a noite, a misticidade é mais imponente, deixando espaço para o céu brilhar ainda mais, graças à vista desafogada e privilegiada sobre um céu sem a poluição luminosa da cidade. Não é por acaso que em noites de lua cheia ou chuva de estrelas – principalmente se o clima for mais ameno – é comum encontrar casais enamorados e famílias curiosas, que procuram um momento de paz e inspiração. Se planear uma ida ao Cabo Espichel, especialmente à noite, lembre-se que tem de ter cuidados redobrados: bom calçado, roupa quente e respeito pela geografia do local, para que não haja incidentes. Tendo isto em mente, é deixar-se levar pelo romantismo. Aproveite.

Fotografia de Miguel Claro
Localização: 38° 24′ 49.97″ N, 9° 13′ 19.67″ W
Fortaleza de Sesimbra
Bem no coração de Sesimbra, no centro da praia, fica a fortaleza da vila, um lugar encantador onde se pode ver uma lua cheia confortavelmente e acompanhado(a) de boa comida, caso opte por ficar na esplanada do Tap House, o único restaurante existente dentro do forte. A vista é soberba: uma lua que se funde com a maré, no cenário idílico de uma praia à noite. Pode sempre observar a lua de qualquer ponto da fortaleza, ou ir até à praia descalçar os sapatos, mas ficar no Tap House é uma boa experiência para os que gostam de ficar bem sentados e protegidos do frio. É dos lugares mais românticos que conhecemos na margem sul, por isso mantenha em mente: caso escolha outro spot para ver esta lua cheia, a Fortaleza de Sesimbra tem de fazer parte da sua bucket list.

Localização: R. da Fortaleza, 39 – Sesimbra
Coordenadas: CVVX+5H Sesimbra
Miradouro Cabeço de Montachique
É dos miradouros mais amplos da região de Lisboa, mas continua a ser um segredo bem guardado para muitos. Fica na Lousa, num monte com 409 metros de altitude, e tem uma vista de 360º que alcança o Tejo, a ponte Vasco da Gama, o Vale de Lousa e a Vista do Cabeço. A lua cheia é um momento bonito por si só, mas o baloiço do miradouro, construído em madeira, eleva a experiência, tornando-a muito mais divertida (não é por acaso que atrai adultos e crianças que fazem filas de espera por um pedaço de tempo a baloiçar). Existe um parque de estacionamento perto, mas tenha cuidado com o caminho de terra batida e com a encosta íngreme e rochosa. Não é difícil, mas à noite todos os gatos são pardos.

Localização: VRX4+86 Lousa
