
TRÊS PARQUES NATURAIS QUE SÃO UM MUST SEE!
Ar puro. Paisagens deslumbrantes. Silêncio. Exercício físico. Turismo rural. Estas são algumas das razões que levam milhares de turistas nacionais e internacionais a visitar a rede incrível de parques naturais em Portugal, áreas protegidas com grande valor patrimonial imaterial. Descubra o nosso TOP 3 para visitar no Verão.
PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA
É nesta zona húmida de importância internacional que reside o encanto mais sublime do Algarve. O seu labirinto formoso de canais, ilhas, sapais e bancos de areia estende-se ao longo de 60 quilómetros do litoral algarvio, entre a Praia do Garrão e da Manta Rota. Como se não bastasse este cenário ser um convite à paz, o mundo animal também nos brinda com a sua formosura, desde a espécies de aves, passando pelos singelos caranguejos e o cão de água português, a raça que ajudava os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes. Um mundo deslumbrante por descobrir, onde apetece ficar para sempre.
Fotografia: Sapo.pt
JÁ QUE AQUI ESTÁ…
Para quem visita o Parque Natural da Ria Formosa, nada como nadar nas águas das ilhas de Faro, Barreta, Culatra, Armona, Cabanas, Tavira e Cacela Velha. Comer, aqui, é sinónimo de bem petiscar e é um verdadeiro paraíso para quem gosta sobretudo de moluscos e bivalves, já que a sua apanha na ria é uma atividade tradicional com muita fama. Foi graças a essa sabedoria e arte, aliás, que se criaram deliciosas especialidades gastronómicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear nos restaurantes à beira-mar.
Não deixe de visitar a lindíssima vila de Cacela Velha, com um património notável, de onde a vista sobre a ria, o mar e o céu se misturam e criam um cenário de fazer inveja a Hollywood.
PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
Não precisa das Caraíbas para se sentir no paraíso. O Parque Natural da Arrábida, situado entre Setúbal e Sesimbra, é uma das zonas protegidas mais acarinhadas por portugueses e estrangeiros. A razão? Uma vista soberba sobre a serra da Arrábida (cuja cordilheira inclui as serras do Risco, de S. Luís, dos Gaiteiros, do Louro e de S. Francisco) e o mar transparente e tranquilo, que alterna as suas cores entre o azul com tons esbranquiçados das falésias de calcário e o verde do denso manto vegetal que cobre a serra. As suas praias são outro ponto a favor: areias brancas e finas chamam a atenção de locais e turistas e não há quem não goste de brincar com os pés na areia, ainda que não se atreva a ir à água.
Fotografia: eurodicas.com
JÁ QUE AQUI ESTÁ…
Na vila piscatória de Sesimbra conheça as praias urbanas, ideais para ir com crianças e experimente alguns dos melhores restaurantes da zona da Arrábida. Aqui, o peixe é do mais fresco que há e a diversidade de restaurantes é atrativo para os viajantes foodies: desde os mais tradicionais, onde se procura peixe, sobretudo, grelhado; até aos mais contemporâneos, com um toque de cozinha de autor que – temos a certeza – nunca mais esquecerá. Em Setúbal, descubra aquelas que para nós são as “melhores praias do mundo e arredores” – Galapos, Galapinhos e Portinho são sublimes, não tivessem vencido já prémios internacionais. Coma o melhor choco frito na cidade e passeie pela cidade cujo cenário é leve, fresco e inspirador. Mas há mais: cultura, comércio e um ambiente trendy no que diz respeito a alojamento, fazem desta cidade um lugar único para passar dias inesquecíveis. Para quem é amante de doçaria e vinho, Azeitão é de passagem obrigatória. Perca-se nos cafés de Vila Nova de Azeitão, que oferecem os doces mais tradicionais da região; e encontre-se nas casas do José Maria Fonseca ou Bacalhôa, onde pode fazer provas de vinho e visitar o espólio das marcas.
PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL
Como uma serpente que se exibe nas suas curvas e contracurvas, assim é o Parque Natural do Douro Internacional, de uma formosura espantosa e considerada por muitos como o Grand Canyon da Europa. As margens escarpadas do vale profundo do rio formam desfiladeiros monumentais de grande espetacularidade. Aqui, entre os 700 e os 800 metros de altitude, o rio Douro cavou um profundo e escarpado vale, que serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha. Com uma extensão de aproximadamente 120 quilómetros, habitat de várias espécies de aves, de onde se destacam o Abutre do Egito ou Britango, escolhido como símbolo deste parque. Não deixe de procurar os miradouros incríveis com vistas soberbas.

JÁ QUE AQUI ESTÁ…
Prolongue a sua viagem por Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e a espetacular aldeia histórica de Castelo Rodrigo, onde sugerimos que passe uns dias num dos turismos rurais existentes. É também nesta região que poderá encontrar o Côa Parque, onde poderá descobrir as famosas e curiosas pinturas rupestres ou o Museu do Côa.
Então? Já fez as malas?
