Entre 31 de Agosto e 3 de Setembro, o rio Tejo vai ficar mais animado. Vem aí o The Tall Ships Race, que junta veleiros de países como Portugal, Espanha, Uruguai, Reino Unido, México, Polónia e Dinamarca.
A Doca de Alcântara já está preparada para receber navios de vários cantos do mundo, inclusive, dois portugueses. O evento começa amanhã, dia 31, e inclui uma passagem por Cádiz, entre 7 a 10 de setembro.
Do desfile fazem parte dois navios importantíssimos para Portugal. O Sagres, o gigante da Marinha Portuguesa com 89 metros de comprimento, 46 metros de altura e uma tripulação de 188 pessoas; e o famoso Vera Cruz, que replica as caravelas portuguesas e é o navio mais alto da regata, com 24 metros de comprimento.
Mas não pense que vai ficar a ver passar navios. Além do percurso, o programa também oferece várias propostas desportivas e culturais para as famílias. Pode comprar passeios de barco, de caiaque, cursos e aulas de atividades aquáticas, bem como visitá-los apenas dentro de água, com entrada livre. O ex-libris é mesmo embarcar em alguns destes veleiros, desde que tenha mais de 15 anos e pague a inscrição.
A primeira edição do The Tall Ships Races em Portugal aconteceu em 1956, em Lisboa, com o objetivo de manter acesa a grande tradição dos grandes navios de vela que estavam a perder terreno para os motores a vapor. Prova superada!