

Impacto do coaching na liderança
O coaching capacita as pessoas com ferramentas e técnicas para desempenharem as suas funções da melhor forma possível. Para além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, orienta de forma a quebrar e superar crenças limitadoras ou hábitos que prejudicam os seus objectivos, sonhos e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O líder com competências de coaching é aquele que capacita as “suas” pessoas, com o propósito de melhorar o desempenho individual, o desenvolvimento de habilidades e competências coletivas, na busca do cumprimentos dos seus objetivos e sonhos.
É necessário fazer um trabalho de autoconhecimento e criar junto da equipa um espaço seguro e um clima de respeito e confiança.
O líder deve compreender o seu papel no contexto da organização e o impacto que tem na sua equipa, uma vez que a verdadeira liderança é aquela que se conquista pelo exemplo, independentemente de nomeações ou atribuições institucionais.
O foco do coaching não é apenas os resultados, está voltado também para o desenvolvimento da equipa como um todo, para o seu aperfeiçoamento e realização.
Em cada área da roda da vida ou na roda empresarial, o coaching ajuda as pessoas a despertar em si mesmas a motivação de fazer acontecer no enquadramento da sua situação atual.
O coachee define a situação desejada e o coach, através de perguntas empáticas e poderosas, desperta o caminho, sendo a consequência a lista de tarefas e plano de ação que irão despoletar a conclusão dos seus processos individuais. Trata-se de uma relação win-win, com possibilidade de feedback e avaliação.
O impacto na liderança é fundamental, cria uma cultura empresarial centrada nas pessoas e nas soluções, iniciando-se uma nova forma de comunicação dentro da organização que terá um grande impacto positivo para todos os colaboradores, contribuindo assim para a sua felicidade, relação de empatia e proximidade com a liderança.
O poder do coaching na liderança é também o de dar mais autonomia aos colaboradores, criando assim um ambiente de criação de líderes e de pessoas altamente produtivas e realizadas, autonomia numa organização de colaboração que transfere para os clientes confiantes nas equipas.
Pessoas felizes, com sentimento que controlam totalmente as suas próprias vidas, confiantes, e por clientes mais satisfeitos e fiéis e que recomendam os serviços de alta qualidade e excelência.
A utilização da arte do coaching em liderança traduz-se em: mais nitidez e clareza para a vida do coachee, tendo como consequência a eliminação do supérfluo, assim a organização está mais disponível para o diálogo, para a criatividade e intra-empreendorismo.
Os valores e ética do coaching desenvolvem o talento de forma altamente eficaz e transparente, sendo a sua cultura fundamental para o progresso individual e colectivo. O coach, ao utilizar as várias metodologias e ferramentas, irá potencializar o melhor que os colaboradores tem, melhorando assim as suas vidas bem como o seus habitats naturais.
O coaching é uma ferramenta poderosíssima para a liderança, e para todos os colaboradores e torna o mundo nas empresas um lugar melhor, onde os colaboradores criam mais valor e mais sentimento de pertença.
Por Hélder Batista, Broker da Coldwell Banker City