Julho 19, 2023

LAGOAS A MENOS DE 2H DE LISBOA

São separadas do mar por cordões de dunas, sendo consideradas, por muitos, um lugar ideal não só para levar miúdos, mas também para praticar desportos aquáticos como Kitesurf, Windsurf, Canoagem, Vela ou Stand Up Paddle. 

Partilhamos consigo 3 lagoas de cortar a respiração, a menos de 2h de Lisboa.

 

Lagoa de Óbidos

É a lagoa mais extensa da costa portuguesa – com quase sete quilómetros – fazendo fronteira com os concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos. 

Para além da grande diversidade de aves, a apanha de moluscos bivalves – amêijoa, berbigão e mexilhão – assume um papel de destaque na economia da região, e é também considerada, por muitos, como um lugar ideal para a prática de kitesurf ou stand up paddle.


Fotografia: freguesiadenadadouro.pt

 

As nossas sugestões:

Onde ficar: Rio do Prado

Onde Comer: The History Man

 

Lagoa de Albufeira

Aquela que é considerada a albufeira mais funda de Portugal, com 15 metros de profundidade máxima, faz parte da Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de proteção de aves, de onde se pode observar espécies como o pato-real, a garça-real ou o mergulhão pequeno.

É alimentada pelas águas doces das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, bem como pelas águas salgadas do oceano Atlântico, e muito procurada para a prática de windsurf, kitesurf, vela e canoagem.

Fotografia: Wikipédia

 

As nossas sugestões:

Onde ficar: Quinta do Meco

Onde comer: Villa Meco

 

Lagoa de Melides

Esta riquíssima lagoa, pela sua beleza, função ecológica e história, serviu de porto pesqueiro até ao séc. XVIII. 

Com cerca de 26 hectares, é coberta por pequenas ilhas de vegetação e serve também de habitat a várias espécies animais, como enguias, pardelhas, tainhas, garças-pequenas, garças-brancas, garças-vermelhas, milhafres-pretos e tarambolas-douradas.

É usual a prática de stand up paddle.

Fotografia: Vítor Oliveira

 

As nossas sugestões:

Onde ficar: À espera de Melides

Onde comer: Sem Nexo