
Portugal, destino preferencial dos estrangeiros
Portugal tem conquistado um lugar de destaque no coração dos estrangeiros, tanto como um destino turístico, como um local ideal para viver.
Esse fenómeno não é surpreendente. Uma das principais razões para esse aumento é a riqueza histórica e cultural que o país oferece. Cidades como Lisboa, Porto e Évora encantam os nossos visitantes com ruas paralelepípedas, monumentos icónicos e uma arquitetura marcante. Além disso, Portugal tem uma cultura gastronómica famosíssima. São muitos os que apreciam os gulosos pastéis de nata, o bacalhau de todas as maneiras e feitios, ou o peixe e marisco da nossa costa.

Fonte: All About Portugal
Outro fator que atrai estrangeiros é a nossa qualidade de vida invejável. Com um clima ameno, paisagens deslumbrantes, praias de tirar o fôlego e uma atmosfera acolhedora, é fácil apaixonar-se por Portugal. Além disso, a oferta de serviços de saúde de qualidade, segurança pública eficiente e um sistema educacional apreciado tornam Portugal um lugar ideal para viver e criar uma família.
A acessibilidade e a estabilidade política também contribuem para uma crescente procura. O país tem um sistema de transporte eficiente, tornando as viagens internacionais e internacionais convenientes e acessíveis. Além disso, Portugal é conhecido pela sua estabilidade política e social, o que é extremamente atrativo para aqueles que buscam um lugar seguro para viver.
Não podemos ignorar a política de incentivos e benefícios fiscais que o governo português tem implementado para atrair investidores e estrangeiros de alto poder aquisitivo. O programa Golden Visa , os visas D7, D2 e o Regime Fiscal para Residentes Não Habituais (RNH) são exemplos de iniciativas que atraíram pessoas de todo o mundo, impulsionando ainda mais a procura por Portugal.
O país tem sido encorajado pela sua beleza natural, o seu património cultural e a sua hospitalidade e a sua crescente procura é um reconhecimento merecido desses atributos. É fundamental aproveitar essa oportunidade, mas também proteger o que torna Portugal único. Dessa forma, podemos garantir que continue sendo um destino preferido tanto para visitantes, quanto para aqueles que desejam estabelecer-se e chamar Portugal de lar.

Como evoluiu a procura de casa em Portugal para estrangeiros:
- Em Lisboa, os estrangeiros representaram 21% do total da procura de casas para comprar em dezembro de 2022 (+0,9 p.p face ao final de 2019). Aqui a procura é sobretudo sentida pelos norte-americanos, brasileiros e espanhóis;
- No Porto, uma em cada cinco pessoas que procura casa para comprar era de origem estrangeira (+0,6 p.p. face a 2019). Na cidade invicta, quem procura mais casas são os cidadãos oriundos do Brasil, EUA e Espanha.
- Em Faro, a procura internacional representa 36% do total (+2,5 p.p. do que antes da pandemia). E na capital do Algarve quem procura mais casas para comprar são os alemães, britânicos e norte-americanos.
- O município de Cascais foi o quarto mais procurado pelos estrangeiros para comprar uma casa em Portugal. Os norte-americanos foram os que mais procuraram, seguidos pelos brasileiros, ingleses, alemães e espanhóis.
Por intervalo de preços, 28% dos brasileiros procuraram imóveis por menos de 300 000 €, seguidos pelos alemães (23%), ingleses (22%), norte-americanos (20%) e espanhóis (18%). Em relação às casas que custam entre 300 000 e 600 000 euros, são os norte-americanos (32%) que mais têm interesse em comprar casa em Cascais, seguidos pelos alemães e brasileiros (31% para ambas nacionalidades), ingleses (28%) e espanhóis.
Portanto, celebramos o Dia de Portugal com gratidão pelo carinho que os estrangeiros têm demonstrado pelo nosso país. Que possamos receber a todos de braços abertos, compartilhando a beleza e a magia de Portugal.

Por Achille Simo, Consultora Coldwell Banker City
