Maio 24, 2023

TRÊS PARQUES NATURAIS QUE SÃO UM MUST SEE!

Ar puro. Paisagens deslumbrantes. Silêncio. Exercício físico. Turismo rural. Estas são algumas das razões que levam milhares de turistas nacionais e internacionais a visitar a rede incrível de parques naturais em Portugal, áreas protegidas com grande valor patrimonial imaterial. Descubra o nosso TOP 3 para visitar no Verão.

 

PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA

É nesta zona húmida de importância internacional que reside o encanto mais sublime do Algarve. O seu labirinto formoso de canais, ilhas, sapais e bancos de areia estende-se ao longo de 60 quilómetros do litoral algarvio, entre a Praia do Garrão e da Manta Rota. Como se não bastasse este cenário ser um convite à paz, o mundo animal também nos brinda com a sua formosura, desde a espécies de aves, passando pelos singelos caranguejos e o cão de água português, a raça que ajudava os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes. Um mundo deslumbrante por descobrir, onde apetece ficar para sempre.

                 Fotografia: Sapo.pt

JÁ QUE AQUI ESTÁ…

Para quem visita o Parque Natural da Ria Formosa, nada como nadar nas águas das ilhas de Faro, Barreta, Culatra, Armona, Cabanas, Tavira e Cacela Velha. Comer, aqui, é sinónimo de bem petiscar e é um verdadeiro paraíso para quem gosta sobretudo de moluscos e bivalves, já que a sua apanha na ria é uma atividade tradicional com muita fama. Foi graças a essa sabedoria e arte, aliás, que se criaram deliciosas especialidades gastronómicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear nos restaurantes à beira-mar.

Não deixe de visitar a lindíssima vila de Cacela Velha, com um património notável, de onde a vista sobre a ria, o mar e o céu se misturam e criam um cenário de fazer inveja a Hollywood.

 

PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA

Não precisa das Caraíbas para se sentir no paraíso. O Parque Natural da Arrábida, situado entre Setúbal e Sesimbra, é uma das zonas protegidas mais acarinhadas por portugueses e estrangeiros. A razão? Uma vista soberba sobre a serra da Arrábida (cuja cordilheira inclui as serras do Risco, de S. Luís, dos Gaiteiros, do Louro e de S. Francisco) e o mar transparente e tranquilo, que alterna as suas cores entre o azul com tons esbranquiçados das falésias de calcário e o verde do denso manto vegetal que cobre a serra. As suas praias são outro ponto a favor: areias brancas e finas chamam a atenção de locais e turistas e não há quem não goste de brincar com os pés na areia, ainda que não se atreva a ir à água.

               Fotografia: eurodicas.com

JÁ QUE AQUI ESTÁ… 

Na vila piscatória de Sesimbra conheça as praias urbanas, ideais para ir com crianças e experimente alguns dos melhores restaurantes da zona da Arrábida. Aqui, o peixe é do mais fresco que há e a diversidade de restaurantes é atrativo para os viajantes foodies: desde os mais tradicionais, onde se procura peixe, sobretudo, grelhado; até aos mais contemporâneos, com um toque de cozinha de autor que – temos a certeza – nunca mais esquecerá. Em Setúbal, descubra aquelas que para nós são as “melhores praias do mundo e arredores” – Galapos, Galapinhos e Portinho são sublimes, não tivessem vencido já prémios internacionais. Coma o melhor choco frito na cidade e passeie pela cidade cujo cenário é leve, fresco e inspirador. Mas há mais: cultura, comércio e um ambiente trendy no que diz respeito a alojamento, fazem desta cidade um lugar único para passar dias inesquecíveis. Para quem é amante de doçaria e vinho, Azeitão é de passagem obrigatória. Perca-se nos cafés de Vila Nova de Azeitão, que oferecem os doces mais tradicionais da região; e encontre-se nas casas do José Maria Fonseca ou Bacalhôa, onde pode fazer provas de vinho e visitar o espólio das marcas.

 

PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL

Como uma serpente que se exibe nas suas curvas e contracurvas, assim é o Parque Natural do Douro Internacional, de uma formosura espantosa e considerada por muitos como o Grand Canyon da Europa. As margens escarpadas do vale profundo do rio formam desfiladeiros monumentais de grande espetacularidade. Aqui, entre os 700 e os 800 metros de altitude, o rio Douro cavou um profundo e escarpado vale, que serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha. Com uma extensão de aproximadamente 120 quilómetros, habitat de várias espécies de aves, de onde se destacam o Abutre do Egito ou Britango, escolhido como símbolo deste parque. Não deixe de procurar os miradouros incríveis com vistas soberbas.

Fotografia: Wikipédia

JÁ QUE AQUI ESTÁ…

Prolongue a sua viagem por Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e a espetacular aldeia histórica de Castelo Rodrigo, onde sugerimos que passe uns dias num dos turismos rurais existentes. É também nesta região que poderá encontrar o Côa Parque, onde poderá descobrir as famosas e curiosas pinturas rupestres ou o Museu do Côa.

 

Então? Já fez as malas?